Como reparar os cabelos danificados com tratamento profissional?

Como reparar os cabelos danificados com tratamento profissional?

Os cabelos são a fonte da beleza de muitas mulheres e manter saudável essa parte tão importante é um desafio diário, que envolve a maneira correta de lavar, os melhores produtos a ser usado e até mesmo a alimentação, isso mesmo, o que você come influencia diretamente em seus cabelos.

Por tanto é preciso estar atento aos primeiros sintomas de desgaste, ressecamento, quebras e quedas, para intervir da maneira adequada, garantindo a saúde de seus fios.

Como identificamos um cabelo danificado?

Um cabelo danificado é identificado pelo desgaste dos fios, principalmente em sua estrutura. Podemos observar tais sintomas quando o cabelo fica sem brilho, áspero, seco, com a cor opaca. Ocorre também à perda da elasticidade natural e nos casos mais graves tendem a se quebrar.

Ao contrário de tudo isso quando os fios estão saudáveis ele é coberto por uma camada de escamas conhecida por cutículas capilares, responsáveis por proteger o interior do cabelo.

Essas cutículas estando fechadas impedem que o cabelo perca água e proteínas, mantendo os fios bonitos, com brilho, força e maciez.

Conheça tudo que possa danificar seu cabelo

Existem diversos fatores que contribuem para que seu cabelo fique fragilizado e isso acontece desde um procedimento estético agressivo, até a falta de certos cuidados que com baixo investimento pode fazer toda a diferença.

Um procedimento muito conhecido e que prejudica a saúde dos cabelos é a descoloração. Para descolorir os cabelos é necessário aplicar o pó descolorante juntamente com água oxigenada, que além de “dissolver” os pigmentos, ainda agride os aminoácidos responsáveis pela saúde capilar. Em um procedimento desses 15% a 45% da cisteína presente nos fios é perdida.

Da mesma forma outros tratamentos que envolvem produtos químicos como progressivas, selagens, permanentes, tinturas e decapagens enfraquecem os fios levando a ressecamento, enfraquecimento e quebras.

Tomas sol em excesso e nos horários contra indicados. Da mesma forma o uso abusivo de chapinhas alisadoras e secadores prejudicam os cabelos, pois causam desidratação aos fios.

Shampoos e condicionadores que não são adequados para seu tipo de cabelo. Muitas pessoas compram de acordo com o cheiro e isso é um erro gravíssimo, pois o uso de um produto inadequado pode causar ressecamento ou ao contrário aumentar de forma bruta a oleosidade dos cabelos.

Vento, poeira, ar condicionado e o cloro também podem danificar a estrutura capilar. E finalmente, uma alimentação inadequada e pobre em nutrientes pode causar inúmeros danos à saúde de seu cabelo.

Tratamentos profissionais que reparam seu cabelo

Com o avanço da tecnologia, todos os meses chegam ao mercado diversos produtos que podem auxiliar a recuperar os danos causados aos cabelos, contudo é preciso conhecer para poder escolher qual o mais indicado para o seu caso.

A hidratação capilar é um dos procedimentos mais utilizados para repor a umidade natural dos cabelos, combatendo o ressecamento. Pode ser feita em casa ou no salão, dependendo do estado dos fios. O uso de produtos profissionais garante um melhor resultado e pode devolver o brilho e a maciez a seu cabelo em pouco tempo.

Já a cauterização ou plástica capilar é o procedimento que devolverá aos cabelos, nutrientes e queratina presentes na fibra capilar e que por algum motivo veio a se desgastar. A cauterização é indicada para mulheres que abusaram no uso de secador e chapinha e para um melhor resultado a cauterização / plástica capilar deve ser realizada por um profissional.

Agora se o dano ao cabelo está em um nível muito preocupante pode se adotar o cronograma capilar, que nada mais é que um conjunto de tratamentos, com a finalidade de devolver tudo que o que o cabelo perdeu ao longo do tempo, seja água, nutrientes ou outro componente importante presente na estrutura capilar.

Existem kits completos de produtos profissionais que tratam os cabelos de forma efetiva e com resultado garantido. São formados muitas vezes por um shampoo, condicionador, máscara de tratamento. Alguns também podem trazer um regenerador capilar, leave in, ou outro produto destinado a proteção e recuperação capilar.

Muitos deles funcionam por etapas onde devem ser respeitados todos os passos para que o resultado seja efetivo e você volte a desfrutar da satisfação de ter um cabelo bonito e saudável.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para que você escolha o melhor tratamento profissional para seu cabelo. Se você conhece outro tratamento capilar eficiente deixe seu comentário.