Como se diferenciar da concorrência no mercado da beleza

Como se diferenciar da concorrência no mercado da beleza

A concorrência é uma prática que vem sendo utilizada há muitos anos com o objetivo de trazer mais opções e, claro, preços mais acessíveis aos clientes. Ela existe em diversos setores pelo mundo e é necessário saber lidar com isso para sobreviver dentro do nicho de beleza com seu salão. Para quem trabalha nesse setor, este é mais um desafio dentro outros e, todos os dias, é necessário aprender como se diferenciar da concorrência neste mercado.

Em decorrência do número muito alto de pessoas desempregadas, algumas dessas pessoas tentam encontrar soluções de como conseguir uma renda, até mesmo em abrir seu próprio salão de beleza. Os profissionais da beleza que vem surgindo, atendem esta demanda, entretanto, muitas vezes com baixa qualidade técnica e sem capacitação.

Dicas de como se diferenciar da concorrência

No mercado da beleza, o conflito entre os salões é constante e é importante saber como se sobressair mantendo a qualidade e, como consequência, ganhar cada vez mais clientes. Algumas dicas que podem ajudar nisso são as seguintes:

  • Procurar saber quais as principais características dos concorrentes e que perfis de público estão atraindo. Isso vai colaborar a traçar um panorama sobre as principais medidas que precisará tomar para ser diferenciado;
  • Mais do que os serviços tradicionais, um salão de beleza precisa investir em constante inovação. Como é sabido, os consumidores estão sempre em busca de novidades, exigindo que o profissional da beleza conheça as últimas tendências do setor, entre tratamentos, serviços estéticos, entre outros que possam gerar valor e comodidade a todos.
  • Outro aspecto importante é o bom atendimento. O cliente se sente muito mais convidado a voltar àquele local quando foi bem atendido logo no primeiro momento, teve atenção necessária e sentiu que era único. Montar esse tipo de atmosfera para a pessoa faz com que não só se conquiste um cliente por muito tempo, como se tem a chance de ganhar mais em potencial pela propaganda que será feita.
  • O trabalho de bons profissionais também faz toda a diferença neste mercado. Ter pessoas com boas e confiáveis referências, conhecimentos excepcionais que não são encontrados em qualquer outro, vasta experiência nos serviços prestados e também nas novidades. Investir no conhecimento do seu profissional, também é importante. Assim seu salão não ficará para trás e estará sempre um passo na frente da concorrência, pois todos estão sempre atentos a novidades.
  • Poucas empresas investem no serviço de fidelização de clientes, principalmente no mercado da beleza. Por isso essa seria uma ótima pedida para mudar de patamar. A ideia do programa de fidelidade é fazer com que os clientes ganhem pontos sempre que usar nos serviços. E esses pontos podem ser trocados depois por descontos. É a fórmula perfeita para fazer o cliente se tornar realmente fiel e voltar ao espaço de beleza. “Por que eu iria para outro salão se aqui posso sempre ganhar descontos?”, é isso que os clientes vão pensar.
  • Trabalhe valores em seu salão analisando a concorrência. Isso não significa que você precisa ter o salão mais barato e sim o mais justo. Alie o preço com a qualidade do serviço prestado de forma coerente e realista. Lembre-se que o cliente analisa sim as opções e ele busca serviços de qualidade, mas também busca inovação. Quanto mais valor agregado e benefício seu salão gerar para o cliente, mais ele pagará pelos seus serviços, pois entenderá os benefícios.

No mundo capitalista, a concorrência é mais dura então, para se diferenciar no mercado de beleza é necessário se arriscar e tentar alternativas diferentes para se manter sempre a frente.

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