DIA DO CONSUMIDOR: PRÁTICAS PARA USAR A DATA E GANHAR MAIS

DIA DO CONSUMIDOR: PRÁTICAS PARA USAR A DATA E GANHAR MAIS

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, ocasião perfeita para aumentar as suas vendas

Dia do Consumidor foi criado pelo presidente americano John F. Kennedy em 1962. Aqui no Brasil, a data começou a ganhar visibilidade a partir de 2014 e já é considerada como uma “Black Friday” do primeiro semestre, devido ao potencial de vendas.

O período é uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas e consequentemente aumentar o seu lucro. Por isso, selecionamos algumas ações para turbinar o seu faturamento com o Dia do Consumidor:

  1.  Crie sentimento de urgência

É uma oportunidade de criar a sensação de urgência e assim gerar compras imediatas e fazer aqueles clientes que estão na sua base há algum tempo, mas ainda não compraram, terem o incentivo que precisam para tomar uma decisão de compra.

  1. Invista em divulgação

O cliente precisa saber sobre as ações que serão realizadas durante o período do Dia do Consumidor. Por isso, não esqueça de divulgar com antecedência.

  1. Ofereça descontos e vantagens

Coloque em oferta produtos competitivos, de interesse do seu público-alvo, e reforce o estoque desses itens. Você pode oferecer descontos progressivos, montar kits especiais para a data, aplicar preços agressivos em alguns itens. Avalie se as vantagens são realmente atrativas e se vão dar lucro.

  1. Estabeleça outras vantagens além do preço

Caso não consiga competir no preço, procure pensar em quais diferenciais pode oferecer. Estude a possibilidade de dar um brinde ou algum benefício que seja interessante para o consumidor.

  1. Pense em ações para a fidelização

Não é mais um diferencial oferecer um desconto de 10% na primeira compra. Então, que tal pensar em vantagens para as vendas dos próximos meses e assim trabalhar a recompra e a fidelização? Pode ser um vale com um valor pré-determinado ou 15% de desconto para uma compra no próximo mês. Proporcione uma excelente experiência de compra para estabelecer um relacionamento de longo prazo e continuar a vender para o cliente.

  1. Não pense somente em vendas

O Dia do Consumidor é uma ótima chance de promover ações com foco em relacionamento. Demonstrar que não está preocupado apenas em vendas, mas que também se importa com o cliente, é uma ação que vai ajudar a fortalecer o seu relacionamento.