FATURAMENTO X CORONA VÍRUS: DICAS PARA PROTEGER SEU SALÃO E SUAS QUINZENAS!

FATURAMENTO X CORONA VÍRUS: DICAS PARA PROTEGER SEU SALÃO E SUAS QUINZENAS!

Sabemos que há muita preocupação com a disseminação do Coronavírus e no impacto que ele está causando nos negócios. É praticamente impossível dizer que vamos passar ilesos dessa epidemia. Os prestadores de serviços como salões de beleza, por possuir contato próximo a cliente e a impossibilidade de desempenhar a atividade virtualmente, vai sentir um pouco mais que outras áreas como tecnologia.

É importante que os proprietários e gerentes do salão mantenham-se atualizados com informações úteis de fontes confiáveis ​​e tomem as precauções corretas para proteger seus negócios, equipe e clientes, e a RED IRON reuniu algumas informações para ajudá-los da melhor maneira possível.

Cuidados com sua equipe e salão

Antes de tudo é muito importante que todos levem a sério a questão da limpeza. A higienização e esterilização das ferramentas em salões de beleza deve ser levado muito a sério, independentemente de qualquer disseminação de vírus.

Mantenha sua equipe segura e por motivos de precaução não deixe profissionais que estavam viajando de férias ou a trabalho no exterior exercendo suas funções no salão. Orientem que fiquem em casa para observação, como autoquarentena. Neste momento vale o bom senso: evite o contágio entre a equipe inteira. Além disso, em um momento como esse, é totalmente razoável sugerir aos funcionários que eles viajem apenas se realmente precisarem, de caráter excepcional. Antes de mais nada, reúna-se com sua equipe para alinhar o discurso, retirar as dúvidas e passar o alerta.

Os profissionais devem manter a distância das clientes, evitar abraços e falar muito próximo ao rosto. Como estamos em um momento de tensão, é de bom tom que profissionais evitem tossir e espirrar na frente das clientes. Ao fazer isso, que levem a mão ou antebraço e que façam isso longe da cliente para evitar alarde.

Maquiadores devem levar as regras de higiene ao pé da letra. Antes de começar o atendimento, mostre a cliente que você vai lavar suas mãos, higienize cadeira e encosto de mão, use pinceis novos e se possível, quando terminar o atendimento, mostre a ela que os pinceis usados serão direcionados à higienização imediatamente. Use máscara, inevitavelmente a proximidade do trabalho exige resguardo para ambas as partes.

Manicures devem estar de luvas ao manusear a mão da cliente e sempre de máscaras. Deixe nas bancadas dispenser de álcool em gel e crie um esquema de trabalho onde todos os profissionais possam higienizar as mãos a cada começo e final de atendimento. Além disso, oriente que as clientes usem na chegada.

O ponto importante aqui, é que suas clientes saibam que sua empresa se preocupa com esses detalhes e está aplicando na prática. Como? Use as redes sociais para mostrar que sua equipe de limpeza esta vigilante, limpando as maçanetas do banheiro e todas as portas onde há muita circulação, interruptor de luz, corrimão, etc. Usa produtos de limpeza com ação bactericida? Mostre!

Fixe um recado na recepção explicando sobre as novas condutas de proximidade e de todas as medidas que o salão está tomando para tranquilizar a cliente.

Passe segurança para suas clientes

Cuidar e se preocupar com suas clientes, além de proteger sua equipe, mostra a seriedade com que o salão está levando essa situação. Por este motivo, se as clientes já agendadas estiverem doentes, peça que elas remarquem. Você pode informar sobre isso de várias maneiras:

Atualize suas mensagens de confirmação e lembrete com uma nota sobre reagendamento, caso a cliente não esteja se sentindo bem.

Olá, NOME DA CLIENTE, este é um lembrete do seu compromisso com NOME DO PROFISSONAL em DATA E HORA. Devido ao surto de coronavírus, solicitamos que, se você não estiver bem, remarque sua consulta ligando para TELEFONE ou respondendo essa mensagem. Te vemos em breve!

Modelo de mensagem de confirmação:

Confirmado! Você reservou seu horário com NOME DO PROFISSIONAL em DATA E HORA. Devido ao surto de coronavírus, solicitamos que, caso você se sinta mal, ligue para TELEFONE para reagendar.

Mostre para a clientela que seu salão está atento às informações sobre a epidemia, espalhando anúncios e alertas pelo salão, e, também nas redes sociais. O intuito é levar tranquilidade e normalidade para que as funções continuem diariamente.

Você pode usar esse modelo de anúncio:

Queridas clientes,
Diante de todo o quadro de epidemia de coronavirus que estamos enfrentando, gostaríamos de avisar que estamos intensificando hábitos de higienização e desinfecção, seguindo as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde, a fim de resguardar a todos. Não temos nenhum caso de infecção na equipe. Nossa equipe está em conscientização diária e a saúde de todos está sendo monitorada para garantir a segurança de nossos clientes!


Oportunidade para ações e outras opções de serviço

Você já se preparou, informou sua equipe, orientou as clientes e intensificou os cuidados de limpeza e os agendamentos estão caindo? Aposte em ações de revenda para movimentar seu caixa.

Suas clientes não vão parar de tratar do cabelo, seja em casa ou seja no salão. Se há um impeditivo que a distancie do salão, aproveite essa lacuna para sugerir o que ela deve usar em casa. Você tem tudo a mão: conhece o cabelo dela, possui autoridade no assunto e bons produtos. Então mãos à obra. Crie combos promocionais, dê descontos, facilite a compra, entregue em casa. Faça sua loja girar!

As clientes não querem sair de casa? Leve o serviço até elas! Já não é de hoje que manicures e maquiadores são requisitados para atendimento delivery, os apps de agendamentos estão aí para provar. Por que não oferecer essa comodidade para o seu cliente que está com receio de frequentar lugares com muitas pessoas? Mas atenção, não esqueça da sua responsabilidade tanto com sua equipe quanto com sua cliente. Assegure que os seus profissionais não estejam doentes ou que contraiam o vírus. Siga à risca as normas de higienização e convivência.

Seja qual for o tamanho do seu salão, pense em termos de cenários possíveis, dos mais pessimistas ao mais otimistas, elaborando um plano para cada um.