CACHOS: DICAS INDISPENSÁVEIS PARA DEFINIR OS CARACÓIS COM SOUL CURLY

CACHOS: DICAS INDISPENSÁVEIS PARA DEFINIR OS CARACÓIS COM SOUL CURLY

Nenhum cacho é igual ao outro, pois existem diferentes classificações que levam em conta não só a textura, mas também o grau de curvatura dos fios. Justamente por isso, o cabelo cacheado tem necessidades bem específicas para manter a beleza e, principalmente, a saúde dos fios.

O primeiro passo é saber a melhor opção de higienização. Por serem muito mais sensíveis que outros tipos de cabelo, os fios cacheados devem ser lavados com shampoos de formulação suave, livres de substâncias como parabenos, sal, corantes e silicones e ao mesmo tempo ricos em ativos hidratantes e nutritivos. É o caso do Soul Curly Shampoo, que limpa gentilmente os fios e o couro cabeludo, preservando a hidratação e a força do cabelo.

A estrutura natural do cabelo cacheado torna-o muito mais suscetível ao ressecamento e à quebra. É justamente a curvatura que impede que a oleosidade natural do couro cabeludo seja distribuída de maneira uniforme pelo seu comprimento. Por isso, as máscaras de hidratação, como a Soul Curly Mask, são indispensáveis nos cuidados desse tipo de fio. Elas têm a missão de nutrir profundamente a fibra capilar, devolvendo brilho, flexibilidade, força e maciez, além de combater o frizz.

Na hora de secar você também precisa tomar alguns cuidados. O primeiro deles é substituir a tradicional toalha de algodão por uma de microfibra. Isso porque o algodão pode causar frizz, comprometendo a definição do cacho. A microfibra, por sua vez, provoca menos atrito, preservando a textura e o alinhamento dos cachos. Preste atenção à maneira como você vai secar o cabelo. Evite esfregar o tecido nos fios. O ideal é fazer movimentos suaves de baixo para cima, amassando as mechas para retirar o excesso de água.

Ter um bom finalizador é essencial para manter a beleza e a definição dos cachos. A técnica mais conhecida (e amada pelas cacheadas) é a fitagem. Primeiro, divida o cabelo em seções nas partes inferior, superior e laterais. Depois separe mechas finas, começando pela parte de baixo, aplique o leave-in e penteie com os dedos, da raiz às pontas, como se estivesse trabalhando com fitas. Cada vez que chegar à ponta da mecha, empurre-a para cima, amassando para formar os cachos. Você pode optar tanto pelo Soul Curly Wave Ative quanto pelo Soul Curly Curls Ative.

O segredo é repetir o movimento em todas as divisões, levando em conta que, quanto mais finas as mechas, mais definido ficará o cabelo. Depois, é só deixar secar ao natural ou usar o secador com a ajuda de um difusor, sempre evitando temperaturas muito altas e evitando chegar muito próximo da raiz.