RISCOS PARA A SAÚDE DO CABELEIREIRO. COMO EVITAR?

RISCOS PARA A SAÚDE DO CABELEIREIRO. COMO EVITAR?

Já pensou no seu dia a dia de trabalho? Em como ele afeta a sua saúde? Horas em pé, realizando movimentos repetitivos e ainda o tempo todo em contato com uma série de produtos químicos. Sem dúvidas, são dias inteiros expostos para chegar ao resultado perfeito em uma cliente. Mas sabia que isso pode ser minimizado, ou até mesmo evitado? Separamos dicas de como você pode trabalhar em segurança. Vem com a gente!

1. Fiquei atento à sua postura
Ficar horas cortando e pintando cabelo com a postura errada pode ser responsável por severas dores nas contas. Sem contar que realizar movimentos repetitivos podem causar tendinite. Para evitar que isso aconteça, é importante que você pratique exercícios físicos com frequência. Essa é a melhor forma de preparar o corpo para a rotina pesada do salão de beleza.

2. Exposição a ruído
Você está, constantemente, exposto a barulhos de secador de cabelo, ar-condicionado, telefone, TV ligada, clientes conversando. Tudo isso junto pode acabar causando um estresse auditivo, desencadeando reações como aumento do ritmo cardíaco, da pressão sanguínea e até da produção de adrenalina. Tente usar protetor auriculares e, de vez em quando, dê um pulo no lado de fora do salão para respirar novos ares.

3. Complicações respiratórias
Um dos problemas de saúde mais comuns nos salões. Isso porque o cabeleireiro fica em contato direto com produtos químicos. Por exemplo, o amoníaco, presente nas tinturas para cabelo, e o formaldeído, ainda muito utilizado em alisamentos, são os grandes vilões. Para melhorar a situação, use sempre a máscara, ela irá te proteger dos produtos menos agressivos. Ter um salão bem ventilado também ajuda bastante.

Esses são problemas sérios, mas que podem acabar sendo evitados. Informe-se sobre os riscos presentes no salão e tome os cuidados necessários, cuide da sua saúde! Um ambiente seguro e confortável é importante tanto para os clientes como para os profissionais, em especial para a saúde.