
COMO FAZER UMA GESTÃO EFICIENTE DO SALÃO DE BELEZA?
Você sabe a importância da administração do seu negócio?
Para que o seu empreendimento dê certo, é preciso agir realmente como uma empresa e investir na gestão de negócios. Controle financeiro, planejamento estratégico, atendimento ao cliente, tudo isso deve ser levado em conta, visto que são fundamentais na prospecção do seu público.
E sabe os resultados de uma boa administração? Conseguir planejar ações para fidelizar clientes, passar confiança para a equipe e ainda ter o controle sobre o fluxo de dinheiro.
Entendeu tudo isso, mas na hora de colocar em prática é que fica difícil? Não sabe por onde começar? Organizamos um passo a passo indispensável para que possa se organizar, otimizar a rotina e melhorar seus resultados.
1 – Planejamento
A partir do que for descrito aqui é que você irá definir o rumo do negócio. É preciso fazer uma análise e descrição dos seguintes itens:
- Qual foi investimento inicial?
- Quem é a concorrência?
- Quais são os equipamentos e materiais necessários no dia a dia?
- Qual é o capital de giro (quantidade de dinheiro que a empresa precisa para dar continuidade às operações)?
- Quem é o seu público-alvo?
- Quanto será investido em marketing, para trazer visibilidade ao negócio?
2 – Clientes
Serviço de qualidade, preços justos e atendimento ao consumidor são muito importantes para ter uma boa cartela de clientes, e fiéis. Controle a agenda do seu salão. Se tem uma coisa que consumidor preza é a pontualidade, afinal, ninguém gosta de ficar esperando, né? Então, somente se comprometa em atender um determinado número por dia; do contrário, você ficará sobrecarregado — e os clientes não ficarão satisfeitos. Além disso, treine os funcionários para que tratem bem todas as pessoas, com simpatia e profissionalismo.
3 – Finanças
Controle financeiro é um dos principais pilares da gestão do salão. Dentre outros benefícios, ele ajuda a fazer previsões de ganho e a identificar custos que podem ser cortados. A dica é: Detalhe e atualize-o diariamente. Ao fim do dia, confira o caixa e registre todos os dados relativos às saídas e entradas de dinheiro. E nada de papel e caneta, uma plataforma de gestão específica pode ser a sua grande aliada e facilitar o controle administrativo do seu salão.
4 – Divulgação
Quem não é visto, não é lembrado, certo? A divulgação é a grande responsável por despertar o interesse e manter a lembrança da marca nos clientes. Existem hoje diferentes plataformas, cada uma com seus custos e atingindo públicos diferentes. Depois de pesquisá-las, defina aquela mais adequada às necessidades do seu negócio para garantir um bom investimento.
Agora que você leu essas dicas pôde ver que o mercado de beleza é um ótimo negócio, mas se não houver uma boa gestão o sonho de ver o salão crescendo vai por água abaixo. Foque nos aspectos administrativos e faça com que o seu negócio se destaque da concorrência! Lembre-se sempre que organização e planejamento facilitam o seu dia a dia. Faça acontecer!