A melhor forma de atender cada tipo de cliente no salão

A melhor forma de atender cada tipo de cliente no salão

Você concorda que o atendimento é o grande diferencial de um negócio? Além de oferecer sempre serviços de qualidade, é fundamental que o profissional saiba como lidar com cada tipo de cliente.

É importante entender que cada pessoa tem necessidades e desejos específicos e que esse atendimento diferenciado vai desde a forma de interagir até as opções de serviços e tratamentos que são oferecidos para cada pessoa de acordo com o que pode lhe agradar mais.

Mas quais são os tipos de cliente? Como colocar em prática esse atendimento personalizado? Vamos te ajudar explicando tudo o que você precisa saber a seguir.

Tipo 1 de cliente – Só vão ao salão quando precisam
Mesmo que visitem o estabelecimento com menos frequência, essas clientes são muito importantes e merecem um atendimento de qualidade. Na maior parte dos casos, elas evitam mudanças radicais e preferem apenas cortar as pontas ou retocar a tintura, já que não querem gastar muito tempo no dia a dia com um novo visual. Por isso, o ideal é oferecer modelos que sejam práticos de manter e não saiam demais da zona de conforto da pessoa. 

Tipo 2 de cliente – Não gostam de ousar
Gosta de cuidar dos cabelos e manter o visual em dia, mas não sente muita vontade de fazer uma grande transformação. Geralmente são pessoas com rotinas agitadas e muitos compromissos pessoais e profissionais, então preferem looks que se adaptem bem a diferentes ocasiões e proporcionem praticidade. Para oferecer sugestões, o ideal é entender o tipo de cabelo que a cliente gosta e indicar uma versão levemente mais ousada. Peça inspirações e referências do que agrada!

Tipo 3 de cliente – Passou por uma transição capilar
Seja qual for o caso, parar de colorir e adotar os fios brancos ou deixar o cabelo natural, passar por uma transição tem a ver com aceitar sua versão mais natural, e o profissional tem um papel fundamental nessa mudança. É possível criar um corte que facilite a adaptação da pessoa ao novo visual, ensinar como os cuidados básicos com os fios no dia a dia vão mudar e ajudá-la a reaprender como lidar com os cabelos novos. Muitas vezes, é essa orientação que faz toda a diferença na satisfação e na autoestima da cliente.

Tipo 4 de cliente – Gosta de radicalizar. É ousada
Essas clientes não têm medo de inovar então oferecem ótimas oportunidades para o profissional exercitar sua criatividade. Em alguns casos, elas já chegam no salão com uma ideia do que querem, mas muitas vezes estão abertas a sugestões e recomendações. Se a mudança for na cor dos fios, é importante lembrá-las dos cuidados que o momento exige!

Identificando esses tipos de cliente e colocando em prática o que ensinamos aqui, é certo que seu negócio vai tornar a experiência de cada um especial na sua cadeira. O importante é ser diferente, se destacar! Procure entender o que seu consumidor precisa e faça um atendimento único, mostrando a importância que ele tem.