Perguntas que um profissional precisa fazer à sua cliente antes de realizar o corte

Perguntas que um profissional precisa fazer à sua cliente antes de realizar o corte

Você costuma conversar com seus clientes? Perguntar suas inspirações, referências, o que espera do corte/tintura? Não esqueça que a prioridade é sempre fazer a pessoa sair feliz do salão. Então, é essencial conversar com a cliente para entender o que ela espera e oferecer as melhores opções para cada caso.

Ouça o que a cliente tem a dizer, e aí você, com o seu conhecimento, executa o serviço. Mas aí você se pergunta “como eu faço isso? qual é a melhor abordagem para entender o que a pessoa quer?”. Não se preocupe, vamos te ajudar! Para te orientar, separamos algumas perguntas para fazer às clientes antes do corte para garantir o melhor resultado possível. Continue a leitura para entender melhor.

1. “Tem algo no seu cabelo que te incomoda?”
Antes de realizar o corte, é importante o cabeleireiro entender quais são esses fatores que a cliente gostaria que fossem diferentes – excesso de volume? Falta de volume? Pontas duplas? A partir disso você pode oferecer sugestões que proporcionem o efeito desejado e avaliar se o modelo que a pessoa solicitou funciona para o que ela realmente deseja.

2. “Como você costuma usar o cabelo no dia a dia?”
Entender qual é a rotina de cuidados da pessoa e como ela gosta de usar os fios no dia a dia vai permitir que você indique modelos que combinem com esses hábitos. Ela costuma escovar o cabelo depois do banho ou deixa secar ao natural? Prefere algo prático ou tem tempo de arrumar mais? Alinhar essas questões vai permitir que a cliente mantenha o cabelo bonito no dia a dia e vai deixá-la muito mais satisfeita com o resultado.

3. “O que você não quer, de jeito nenhum, no seu corte?”
Mesmo que a cliente não saiba exatamente o que quer, pode ser que ela saiba o que não quer. Entender o que deve ser evitado vai te ajudar a compreender melhor quais são as opções mais indicadas para aquele caso. Se for possível analisar algumas fotos para que juntos vocês identifiquem o que está ou não de acordo com a vontade dela, melhor ainda.

4. “Qual a sua disponibilidade para ir a um salão, fazer uma manutenção?”
Converse com sua cliente sobre a disponibilidade dela para se certificar do que será possível não apenas adotar o visual desejado como também mantê-lo a longo prazo. Cada tipo de corte exige uma manutenção diferente, e isso precisa ser levado em consideração na hora de mudar o visual de uma cliente. Alguns modelos podem crescer por mais tempo sem retoques porque não perdem o caimento bonito, mas os que exigem linhas mais limpas e precisas precisam ser aparados em média a cada 10 semanas para que não saiam do formato. 

E aí, gostou dessas dicas? Temos a certeza que depois dessas você vai conseguir agradar ainda mais os seus clientes e acabar fidelizando-os. Corre sempre atrás do melhor resultado, só assim o consumidor sairá do seu salão satisfeito e indicando para outras pessoas.