Porque investir na gestão da recepção do seu negócio?

Porque investir na gestão da recepção do seu negócio?

Já não é novidade saber que um bom atendimento é fator fundamental para a presença do cliente no salão de beleza. Um dos pontos que deve ser levado em consideração é a recepção porque lá é onde tudo acontece. 

Este local, muitas vezes menosprezado, é o grande termômetro de como o salão de beleza está se comportando perante o mercado. É ali que se marcam os atendimentos, que sabemos quem é quem dentro do salão, estudamos o perfil de nossos clientes, sabemos quais são os profissionais mais queridos e os mais odiados, que todas as reclamações vêm parar e onde todos os clientes buscam respostas e soluções.

É preciso entender que a recepção é como o cartão de visitas, é a cara do seu negócio, por isso, é preciso que a atitude do profissional deve refletir a postura do salão em relação ao cliente, a pessoa precisa saber encantar e vender.  Afinal, sabemos bem que um cliente fala para meia dúzia de pessoas, o insatisfeito, para duas dúzias. Separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo, alguns pontos que merecem atenção na qualidade do atendimento:

  1. Sempre agir com prontidão, estar pronto para resolver problemas inesperados
  2. Comunicar-se adequadamente, evitar gírias
  3. Ouvir atentamente, afinal, nada é mais desagradável do que ficar repetindo informação, principalmente pelo telefone. É importante fazer de tudo para que o cliente seja compreendido.
  4. Ser educado, ter postura, cordialidade, cumprimentar o cliente.
  5. Estar atento a quem entra e sai do salão, tanto clientes quanto fornecedores e  funcionários.
  6. Na despedida, agradeça o cliente pela presença, deseje que volte sempre, elogie.
  7. Importante tentar chamar o cliente pelo nome, quais os tipos de serviços que utiliza frequentemente, saber qual o profissional que atende.

No final das contas, o importante é trabalhar com dedicação, tratando o cliente como gostaria de ser tratado. É um processo que leva tempo, conhecer o seu consumidor não é de um dia para outro, exige treinamento, mas o resultado é surpreendente e super positivo vale a pena experimentar!