Manutenção e durabilidade da coloração: dicas para entregar o melhor resultado de cor para a cliente!

Manutenção e durabilidade da coloração: dicas para entregar o melhor resultado de cor para a cliente!

Quantas vezes uma cliente já procurou seus serviços com o desejo de corrigir o efeito ou retocar a cor de uma coloração ou mecha? Provavelmente muitas, né? Isso porque a aplicação errada da cor, oxidação, estado do fio e até mesmo falta de manutenção podem causar um resultado indesejado no cabelo. A seguir, veja algumas dicas para acertar na manutenção da coloração e fidelizar sua clientela! 

Faça um diagnóstico do fio!

Antes de iniciar o trabalho ou tomar qualquer decisão, converse com a cliente sobre o histórico do cabelo. Pergunte se ela tem algum tipo de química e o que ela espera com a coloração que deseja realizar. Em seguida, preste bastante atenção na qualidade do fio, se está poroso ou saudável, e também aos resíduos presentes no cabelo. 

Se ele estiver poroso, será necessário realizar um tratamento antes de colorir. Já se houver excesso de cremes ou o cabelo estiver muito sujo (mais de dois dias sem lavagem), o ideal é lavar antes de iniciar a coloração, pois o excesso de oleosidade ou produto podem dificultar a penetração dos pigmentos nos fios e prejudicar a fixação da cor. 

Use coloração e oxidante da mesma marca

Usar coloração de uma marca e oxidante de outra também é um fator que influencia no resultado da coloração e até acelera o desbotamento do fio. O indicado é sempre apostar em produtos da mesma marca por terem os mesmos componentes na formulação. Caso contrário, o risco de alteração de cor e menor fixação de pigmento é muito grande. 

Misturas na proporção correta

É imprescindível que todo profissional tenha o medidor e a balança em sua bancada de trabalho. Seguir as medidas indicadas no rótulo é um dos motivos para o sucesso na entrega do trabalho, e também ajuda a não desperdiçar produto. Na Red Iron, por exemplo, a coloração é 1:1/5 e o tonalizante 1:2. 

Tempo de pausa

Outro ponto importante e fundamental para atingir o resultado desejado na coloração, é seguir o tempo de pausa indicado no produto. Lavar o cabelo da cliente 5 minutos antes, já é o suficiente para prejudicar a absorção da química pelo fio e não fixar direito a coloração. Por isso, siga as recomendações do fabricante corretamente. 

A Red Iron indica 35 minutos para coloração convencional e 45 minutos para quem tem muitos fios brancos. 

Observar como o cabelo da cliente está reagindo à química durante o tempo de pausa e, se necessário, ativar mais o produto no cabelo também é essencial durante o processo.