
Técnicas de clareamento em cabelos cacheados
Toda cliente cacheada ama um efeito mais iluminado nos fios, certo? As mechas em cabelos cacheados são pedidas frequentes nos salões de beleza e também super indicadas, porque os cachos são naturalmente mais opacos e esse tipo de fio não reflete muita luz, diferente dos lisos. Porém, a utilização de algumas técnicas são essenciais no momento da descoloração para respeitar o caimento dos cachos e entregar um melhor resultado para a cliente.
Nunca penteie ou alise o cabelo
Este é um erro comum e muito frequente nos salões. Então, a primeira dica para arrasar na iluminação dos fios cacheados é nunca alisar ou pentear o cabelo antes de fazer as mechas. Quando você escova, além de perder a referência de curvatura do fio, você também acaba montando as mechas em linhas retas e na horizontal, ou seja, uma técnica que não permite a visualização do real movimento e caimento dos cachos. O resultado disso são mechas muito marcadas, largas e espaçadas.
Fique longe de contornos e outras técnicas utilizadas em cabelos lisos!
Técnicas como o contorno, em que as mechas são bem marcadas na parte frontal, não combinam muito com os cachos, uma vez que o formato dos fios não favorece esse tipo de aplicação. Neste caso, para garantir um resultado mais bonito e natural, o indicado é realizar somente a iluminação frontal, com efeito luz e sombra – onde os pontos mais altos são os que as mechas trarão maior luminosidade e os internos trarão sombra aos fios.
Acerte na divisão
No cabelo cacheado, por ter uma curvatura mais definida e diferente distribuição, a divisão na hora de executar as mechas deve ser arredondada para você conseguir visualizar o caimento e criar um melhor efeito de mechas. Além disso, é importante ficar atento para a divisão de cima não sobressair a de baixo. Ou seja, para evitar que isso aconteça, é recomendado a técnica do tijolinho – uma entre a outra e não uma sobre a outra.
Outro ponto importante, é utilizar técnicas a mão livre para definir exatamente onde esse cabelo terá iluminação e como será o efeito dessas mechas.
Raiz esfumada
Essa técnica não é obrigatória quando se trata de fios cacheados, porém, se você achar necessário, na hora de esfumar mechas mais largas, é importante criar uma transparência leve para costurar a mecha a partir dessa transparência e deixar os fios com um resultado mais natural.
São esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença para proporcionar mechas com caimento, movimento e iluminação certa nas cacheadas.