A importância do diagnóstico

A importância do diagnóstico

O diagnóstico capilar nada mais é do que uma investigação mais aprofundada para analisar algumas condições do fio e do couro cabeludo como: saúde, resistência e também verificar possíveis problemas, a partir da qualidade do cabelo, que algumas químicas podem causar. Com esse detalhamento mais exigente, o cabeleireiro consegue identificar as principais necessidades da cliente para recomendar os tratamentos certos e individualizados! Confira:

Antes de tudo, converse com a sua cliente!

O primeiro passo, antes mesmo de fazer a análise do cabelo, é conversar com a sua cliente para entender a rotina, os cuidados com o cabelo e as expectativas dela em relação ao resultado que deseja alcançar. Todo esse processo é importante para ter assertividade ao recomendar os procedimentos e tratamentos, e também fazer com que o resultado saia como planejado. 

Faça o seu próprio diagnóstico

É importante também fazer seu próprio diagnóstico e uma autoavaliação. Reflita sobre os seus conhecimentos e se eles são necessários para entregar o resultado que a cliente está pedindo. Tente identificar os pontos fracos, os fortes e as limitações ou ameaças do seu trabalho. Ter um estoque básico diariamente, também é essencial para exercer qualquer tipo de trabalho que chegue ao salão.

Enfim, analise o cabelo

A porosidade dos fios é a primeira coisa que deve ser analisada. Para verificar, passe os dedos no sentido das pontas até a raiz e observe se o cabelo apresenta um aspecto de cutículas mais abertas. O cabelo neste estado também terá um aspecto seco e quebradiço. Essa característica é importante para ter uma noção de absorção de líquido e mostrar se o fio irá “sugar” mais o produto ou menos. 

Outro aspecto importante para analisar no momento do diagnóstico é a elasticidade. Pegue num fio de cabelo com ambos os polegares e indicadores e, sutilmente, estique-o. A capacidade de retorno é que vai ditar se o cabelo tem ou não uma boa elasticidade. 

Para finalizar, é essencial avaliar a densidade. Observar a quantidade de cabelo e o comprimento é importante até para verificar preço e se há produto suficiente para desenvolver o trabalho pedido.